Por que os carros podem ficar mais baratos em 2023?

  • Categoria do post:Automotivo
  • Autor do post:

Passado o período mais crítico da pandemia e da crise de chips e semicondutores, o mercado automobilístico parece se estabilizar e os preços apresentam, pela primeira vez em anos, tendência de baixa

carros
(crédito: divulgação)

Durante o auge da pandemia da Covid-19, dentre as muitas transformações pelas quais passamos, vivenciamos também um desarranjo no mercado de automóveis.

As restrições que levaram ao fechamento de muitas fábricas montadoras, os canais logísticos interrompidos, já que durante um bom período eram preferencialmente utilizados para transporte dos insumos para os cuidados da doença em todo o mundo, a crise de semicondutores que limitou a produção da maioria dos veículos, fizeram sumir do mercado, por um período, modelos de veículos 0km que antes da pandemia eram facilmente encontrados.

Neste cenário, como já era de se esperar, em função da lei de oferta e demanda, o valor dos veículos disponíveis aumentou consideravelmente.

Simultaneamente, houve um aumento exponencial no valor de mercado dos veículos usados também, algo possivelmente nunca experimentado antes, já que o comum é que os veículos usados percam valor ao longo do tempo.

Depositphotos 13965155 S 2

De acordo com dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), entre março de 2021 e março de 2022, o mercado de automóveis experimentou uma inflação de 17,03%. O cenário fica ainda mais alarmante quando relacionamos a inflação do mercado à inflação Brasil, o mercado de automóveis teve uma inflação superior à inflação apurada de todos os setores do país. A inflação brasileira apurada em 2021 pelo Banco Central foi de 10,06%, considerada muito elevada, embora seja justificada pelo momento vivido, uma diferença de aproximadamente 7 pontos percentuais.

Passado o momento mais crítico da pandemia, e estando controlada na maior parte do globo, o mercado parece estar voltando aos seus parâmetros mais comuns e, por conta disso, 2023 promete apresentar uma baixa no valor de mercado dos veículos.

Ainda que o cenário ainda não seja dos melhores, especialistas afirmam que devemos experimentar deflação no valor de mercado dos veículos, especialmente os usados, em 2023. Isso porque a variação de preço dos carros 0km parece estar estabilizando, muito em função do aumento da oferta de chips e semicondutores, componentes imprescindíveis para a montagem dos veículos atualmente.

Nesse sentido os veículos 0km devem voltar a receber uma atenção maior do público em geral, e, quando há muita oferta e pouca demanda, os preços tendem a diminuir, é o que deve acontecer com o mercado de usados.

Uma dica importante, se você for adquirir um veículo usado, é muito importante consultar a placa para garantir que o veículo não possui débitos ou restrições. Em São Paulo a consulta pode ser realizada no site do Detran.

Outro fator que promete aquecer o mercado de carros 0km, favorecendo a queda do preço dos usados, é o lançamento de diversos novos modelos aguardados. As montadoras prometem um portfólio recheado de lançamentos para 2023, o que deve atrair o interesse do consumidor. E aí, em 2023 você vai de carro 0km ou usado?