A importância dos espaços de cultura nas cidades

A cidade de São Paulo não é apenas conhecida como polo de empregabilidade, mas também como um ponto de cultura, pois conta com museus, shows, peças de teatro, exposições ao ar livre, entre outras intervenções artísticas. É essa variedade que atrai pessoas de todo Brasil e estruturou o estado de São Paulo como um dos mais importantes da América Latina no setor econômico e cultural.

Para quem tem o desejo de ter mais contato com esses espaços culturais, a capital da cidade é uma boa opção. Paulistas e pessoas oriundas de outras regiões do Brasil buscam morar em Pinheiros, Mooca e Brigadeiro, bairros históricos da região de São Paulo, que além de receberem muitos artistas, também são os que permitem mais acesso aos transportes públicos, o que garante mais fluxo para conhecer outras regiões da capital.

Nos tópicos abaixo vamos falar mais sobre esses bairros paulistas e como eles contribuem para o enriquecimento cultural da cidade, pois esses espaços para expressões artísticas garantem mais troca em comunidade, sempre trazendo novas experiências para os moradores e turistas que ajudam a construir a história de São Paulo.

Pinheiros

O bairro de Pinheiros é conhecido por ser uma das áreas mais nobres da capital paulista, pois garante acesso fácil ao centro, tem uma arquitetura mais contemporânea e também carrega o segundo maior IDH da cidade. Em Pinheiros você encontra escolas tradicionais, hospitais renomados, restaurantes de estrela Michelin, além também de ficar próximo aos principais museus de São Paulo.

Por ser uma área nobre, o aluguel das residências em Pinheiros é mais alto em comparação às áreas mais populares, mas pode ser um bom investimento para quem deseja ter acesso à cultura mais moderna e contemporânea. Apesar de ser um bairro tradicional, o movimento artístico que predomina em Pinheiros é o mais atual, o que garante espaço para novos artistas que desejam inovar.

Mooca

A Mooca é outro bairro tradicional dos paulistas. Fundado por imigrantes italianos, a região carrega grande peso cultural tradicional, o que significa que não é um dos principais espaços para artistas contemporâneos ou para movimentos modernistas. O bairro é para quem deseja ter contato com o clássico e com o passado da cidade, pois a Mooca conta desde os primórdios da capital mais populosa do país.

O bairro conta também com importantes restaurantes, a grande maioria de origem italiana, além também de ter influência do futebol. É uma opção interessante para quem não quer vivenciar grandes manifestações artísticas, pois a Mooca conta com pequenos espaços de exposições, o que garante mais privacidade na vivência cultural do bairro.

A Mooca é conhecida por ser um bairro familiar, pois a sua tradição italiana fez com que centenas de famílias começassem uma nova vida em São Paulo. É fácil encontrar idosos que agora são avós e avôs que vieram de navio da Itália para se reestruturar no novo país.

Brigadeiro

O bairro da Brigadeiro fica entre as zonas mais nobres da cidade de São Paulo. Além de ser uma área extremamente rica, também conta com pontos estratégicos de fácil acesso a outras regiões da cidade, o que pode ser atrativo para quem gosta de se locomover para outros bairros paulistanos.

Quando o assunto é arte, o bairro da Brigadeiro é muito parecido com Pinheiros, é um polo de encontro entre artistas contemporâneos e modernistas que enxergam os movimentos artísticos além da beleza, mas como uma ferramenta política e social, então, é fácil encontrar obras e exposições que abordam temas discutidos na atualidade. É um bairro interessante para quem deseja ficar por dentro das maiores revoluções de São Paulo.