Confira como fazer o pagamento de taxas e emissão de documentos de forma digital sem precisar sair de casa
A pandemia de Covid-19 transformou as dinâmicas sociais para sempre e, em alguns casos, impulsionou a busca de soluções digitais que facilitam em muito nossas vidas. Um bom exemplo disso é a possibilidade de efetuar serviços, como licenciamento digital veicular em aplicativos de celular, sem sair de casa.
Licenciamento digital
Conteúdo do artigo
Ir a uma unidade do Detran RJ ou outro estado e enfrentar uma longa fila para solicitar ou retirar um documento, assim como, efetuar um pagamento, já fazia parte da rotina dos cidadãos brasileiros.
Porém, por meio da intensificação do uso das tecnologias para atender a necessidade de isolamento social, foi possível alcançar dinâmicas mais eficientes para resolução de determinados serviços.
O Detran é um ótimo exemplo disso. Por meio de seu aplicativo, é possível emitir o licenciamento digital do veículo de forma simples, com apenas alguns cliques, utilizando o app Carteira Digital de Trânsito, seguindo as seguintes etapas:
- Opte por acessar com gov.br;
- Cadastre-se ou acesse seu cadastro com o CPF;
- Escolha a opção “veículos”;
- Digite o Renavam + número de segurança do CRLV;
- Cadastre uma chave de acesso de 4 dígitos;
- Selecione o veículo desejado para licenciamento.
O licenciamento, que será disponibilizado, poderá ser acessado por até 5 pessoas diferentes. O Detran permite isso, pois entende que é comum que o mesmo veículo seja utilizado por diversas pessoas. Então, é possível que o proprietário do veículo dê acesso a outras, conforme ele autorize.
Emitir o licenciamento digital após pagamento
Vale lembrar que esse processo trata da emissão do licenciamento digital, ou seja, esta é a última etapa do processo de regularização do CRLV DIGITAL. O licenciamento só pode ser emitido após o pagamento da taxa, antes disso, o aplicativo não disponibilizará o documento para emissão. Para isso, o proprietário deverá pagar o IPVA através de boleto, em agência bancária, caixa eletrônico ou internet banking.
Uma vez que o IPVA e a taxa de licenciamento estejam pagos, é possível emitir o licenciamento de forma totalmente digital, seguindo o passo-a-passo citado acima.
Facilidade e segurança
O Detran se atualizou, buscando alternativas para atender à gigante demanda por regularização das questões ligadas aos veículos frente a um momento que exigiu distanciamento para segurança de todos.
Ao mesmo tempo, a busca pela segurança gerou a facilidade de emitir licenciamento e outros documentos de forma que a apresentação do documento digital também é aceita pelos agentes fiscalizadores do trânsito e polícia, possibilitando, ainda não ser mais necessário portar o documento físico, que extraviava ou estragava, e sua falta poderia acarretar em multa.