Se você está se perguntando quando devo higienizar o sofá e garantir que ele se mantenha esteticamente limpo e adequado, nós podemos te ajudar.
Mesmo sendo algo primordial para manter a estética e qualidade de um estofado, nem todo mundo respeita o período de higienização de um estofado.
Deixar de realizar o processo correto e no período certo, além de comprometer o móvel em si, diminuindo seu tempo de vida útil, ainda irá comprometer o ambiente bonito e saudável de uma casa, prejudicando sua experiência.
Separamos aqui um guia completo citando todos os detalhes de quando higienizar o sofá corretamente e garantir os melhores resultados.
Quando devo higienizar o sofá?
Conteúdo do artigo
A frequência no qual você deve higienizar o sofá e dos demais estofados presentes na sua casa vai depender de uma série de fatores como intensidade de uso, em qual ambiente está, se há animais ou não e dentre outros.
Para te ajudar a entender como essa frequência de higienização deve acontecer, separamos alguns parâmetros que podem te ajudar a indicar o período ideal para higienização.
Uso regular
Se você faz um uso regular e comum do seu sofá, por exemplo, colocando-o na sala de sua, sentando constantemente para assistir uma TV e fazer um uso comum, nós indicamos uma limpeza profunda a cada 6 a 12 meses para remover sujeira, odores e manchas.
Nesse tipo de uso, a cada 15 dias recomendamos também a realização de uma aspiração para remoção de sujeiras mais simples como poeiras, migalhas e afins.
Usar também os produtos para higienização de estofados corretos vai auxiliar nos melhores resultados, principalmente nas limpezas intensas.
Presença de animais e crianças
No caso de ambientes que possuem crianças e animais, o uso é considerado mais intenso, especialmente pelo estofado estar mais suscetível a sujeiras, manchas e outros.
Nesse caso, você deve fazer uma limpeza especializada, de preferência utilizando um desinfetante limpador de qualidade e específico para estofados. Além de ajudar na limpeza, ele também irá atuar como um bom controlador de odores, deixando o estofado sempre limpo e cheiroso.
Essa limpeza especializada citada acima, indicamos realizar sempre entre 3 a 6 meses e se o estofado não estiver impermeabilizado, pois a impermeabilização tem durabilidade de até 12 meses.
Recomendamos também fazer uma limpeza mais simples toda semana, utilizando aspirador de pó para remover pelos, sujeiras e outras sujeiras superficiais.
Pessoas com alergia e sensibilidade
Se você ou sua família sofrem de alergias ou problemas respiratórios, é recomendável realizar limpezas e higienizar o sofá com mais frequentes.
Nesse caso, nós indicamos realizar uma limpeza mais pesada a cada 3 a 6 meses, para reduzir a presença de ácaros e alérgenos.
Além disso, a limpeza básica também deve ser constante, de preferência 1 vez a cada semana, para remover poeiras e afins.
Em caso de manchas
Derramou um líquido no sofá? O recomendável é realizar uma limpeza imediatamente para evitar que se fixem no tecido.
Se os acidentes forem persistentes, recomendamos ter um hábito de limpeza frequente, pelo menos 1 vez ao mês, a fim de evitar que as manchas se tornem mais intensas e difíceis de remover.
Quais os melhores produtos para limpeza de sofá?
Além de manter o hábito de realizar as limpezas e higienizar o sofá de formas corretas conforme o seu tipo de uso, um ponto de grande importância é utilizar os produtos corretos.
Isso porque, os produtos corretos além de tornar a limpeza mais eficiente, estes não prejudicaram a qualidade e durabilidade do tecido, evitando comprometer o estofado.
Segundo a empresa Color Brilho, empresa de referência no ramo de soluções para higienização de estofados, os melhores produtos para garantir uma limpeza de sofá eficiente, são:
- Detergente flotador;
- Alvejante para tecidos;
- Desinfetante limpador;
- Neutralizador de Odores
Além disso, e para garantir uma vida útil ainda maior aos estofados, a empresa recomenda o uso de impermeabilizantes, produto que consegue proteger o tecido contra umidade e derramamento de líquidos e sujeiras em geral, facilitando a manutenção e prolongando a vida útil do tecido.