A vida financeira costuma trazer muita dor de cabeça, mas pode melhorar com uma organização financeira. Conta de água, luz, internet, gás, os gastos parecem não ter fim.
Mas você sabia que seu cartão de crédito pode ajudar a organizar suas finanças? Não importa qual tipo você tenha, pode ser cartão consignado, ou o tradicional. É possível usar essa forma de pagamento sem medo.
Quer saber como? Leia esse artigo para saber os detalhes!
Como tornar o cartão de crédito um aliado da organização financeira?
Conteúdo do artigo
Muitas pessoas consideram o cartão de crédito um vilão da organização financeira. Mas não é bem assim.
Claro, usar o cartão sem nenhum critério pode trazer mais dívidas, mas a questão não está na forma de pagamento. Sabendo utilizar ele pode ser seu aliado.
A primeira coisa que você precisa saber é que para ter um orçamento organizado é necessário ter um bom planejamento e muita organização.
Um dos pontos que o cartão de crédito pode ajudar na organização financeira é manter todas as contas da casa em um único lugar.
Dessa forma você consegue controlar melhor seus gastos e dependendo dos benefícios do seu cartão, pode conseguir milhas, cashback ou outros tipos de pontuação.
Mas fique atento, o limite disponível pode não ser quanto você pode gastar por mês. Por exemplo, você pode ter R$2,000 mil disponíveis, mas fazendo o orçamento percebe que pode pagar R$500.
Nesse caso, não ultrapasse o valor para não gerar uma dívida maior lá na frente.
E falando em orçamento, faça um para saber quanto você gasta por mês para manter a casa e o padrão de vida da família.
Assim, você vai saber exatamente quanto pode gastar sabendo que consegue pagar. E tente não atrasar o pagamento, os juros podem ser muito altos.
Agora vamos ver algumas dicas para usar o cartão de crédito de maneira consciente e melhorar a organização financeira.
Dicas de como fazer bom uso do cartão de crédito
- Planejamento financeiro
Tudo começa por aqui, fazer um planejamento financeiro é essencial para organizar suas finanças. Separe suas contas fixas como luz, água, condomínio, etc, das variáveis como lazer, restaurante, presente. Assim você determina um limite de gastos e vai saber quanto pode gastar no cartão.
- Negocie suas dívidas
Caso você tenha dívidas em aberto ou atrasadas, converse com sua instituição financeira para entender a melhor forma de pagar essas dívidas. Ajuste o pagamento dentro do limite de gastos que você estabeleceu no planejamento.
- Taxas de juros
Verifique as taxas de juros do seu cartão de crédito. Muitas vezes essa é uma informação que passa batido. Sabendo quanto você paga de juros, pode tomar as melhores decisões do que pagar ou não no crédito.
- Analise sua fatura
Muitas vezes pagamos a fatura sem nem ver o que está sendo pago. Mude esse hábito, veja cada uma das compras feitas no cartão. Assim você consegue identificar quanto gasta em cada item, pagamentos que você não reconhece, se os estornos foram feitos, entre outras coisas.
- Compras por impulso
Aproveite promoções e ofertas, mas muito cuidado com as compras por impulso. Pense bem antes de comprar e não esqueça do limite estabelecido. Também não esqueça das parcelas e dívidas fora do cartão de crédito. Tudo precisa estar dentro do orçamento.
Colocando essas dicas em prática é possível usar o cartão para organizar seu orçamento. Aproveite as facilidades dessa modalidade para parcelar suas compras ou pagar com um prazo melhor, mas sempre dentro do que estava programado.