A maior feira de inovação tecnológica do mundo, a CES (Consumer Eletronics Show), é realizada anualmente em Las Vegas – EUA e dedicada exclusivamente para o lançamento de inovações tecnológicas, dando oportunidade para empresas de todo mundo apresentarem suas tecnologias e trocarem conhecimento com outras marcas do setor.
É nela que grande parte das tecnologias inovadoras são apresentadas e, posteriormente, os eletrodomésticos são liberados para consumo, como aconteceu com o lançamento da tv smart 32 polegadas com ultrarresolução, smartphones dobráveis e a tecnologia 5G, por exemplo.
A CES é organizada pela CTA (Consumer Technology Association) e, neste ano, foi realizada entre 5 e 8 de janeiro, tanto na modalidade presencial quanto virtual, apresentando mais de 3200 expositores de todas as regiões do planeta.
Quer saber mais sobre a edição de 2023 da CES? Continue a leitura e veja as principais inovações reveladas nela.
Como foi a edição de 2023 da CES?
Conteúdo do artigo
Em 2023, os grandes destaques da CES estavam nas tecnologias de rede móveis 5G, IA (Inteligência Artificial), eletrodomésticos inteligentes, direção autônoma e VR (realidade virtual).
Além disso, foi apresentado também uma grande variedade de novos gadgets para maximizar a utilização dessas novas tecnologias. Outras inovações que também fizeram parte da feira foram dos seguintes segmentos:
- Interconectividade;
- Metaverso;
- Carros inteligentes;
- Saúde digital;
- Sustentabilidade.
Foi evidenciada a predominância chinesa no desenvolvimento de novas tecnologias, haja vista que centenas de empresas desse local estavam presentes nas CES, entre elas as gigantes TCL, Lenovo e Hisense e mais uma série de startups produtoras de inovações.
Assim como nas últimas CES, neste ano as tecnologias automotivas protagonizaram a feira. No entanto, o destaque em 2023 para esse segmento foi maior do que nunca, o que a transformou também em uma das maiores feiras de automóveis do planeta, chegando a aproximadamente 300 expositores.
Entre eles, estavam os lançamentos globais da BMW e Stellantis, apresentando o que há de mais inovador e moderno para veículos autônomos e elétricos, além de novas locomoções pessoais para terra, ar e água. Tudo isso com palestras acompanhando as exposições.
Inoportunamente, a edição de 2023 da CES aconteceu em meio a mais um surto de infecções por Covid-19, nos Estados Unidos. Em contrapartida, foram apresentadas inúmeras inovações no segmento de saúde digital, que revelaram avanços significativos para terapias digitais que envolvem bem-estar mental, tecnologias para saúde feminina, além de diversas novas formas de telemedicina e dispositivos para cirurgias remotas.
Soluções energéticas limpas também foram destaque na CES 2023
Produzir energia limpa e aumentar a capacidade de armazenamento de energia tem sido um dos principais focos da inovação tecnológica na última década. Nesta edição, essas tecnologias também ganharam destaque expressivo, principalmente as soluções portáteis.
Neste aspecto, mais uma vez os chineses tomaram a cena, com diversas inovações para energia limpa que roubou a atenção e despertou interesse entre todos os participantes, incluindo expositores e jornalistas.
Um bom exemplo de destaque para este segmento tecnológico foram geradores solares inovadores, eletrodomésticos de baixíssimo consumo e, obviamente, as soluções de energia limpa criadas em solo chinês.
Outras soluções energéticas que também ganharam notoriedade durante a CES 2023 foram as tecnologias de geradores solares portáteis, em especial o Solar Generator 3000 Pro, produzido pela chinesa Jackery, com potencial de gerar até 8,5 KWh diariamente e capacidade de fornecer energia reservada para até 5 dias ao ar livre ou em emergências domésticas.
Com isso, a Jackery levou 4 prêmios de inovação na CES 2023, já que apresentou as mais inovadoras soluções para energia renovável portátil (e verde), tornando-a uma das mais promissoras empresas produtoras de tecnologias que ajudam a reduzir o aquecimento global, um fator preocupante em nosso planeta que requer urgência e considerado, hoje, como um dos maiores desafios da humanidade.
E então, gostou de saber como foi a edição de 2023 da CES e seus principais destaques?