Como lidar com a insegurança

Lidar com a Insegurança é algo que todos nós conhecemos muito bem, afinal quem nunca se sentiu inseguro em alguma situação? Seja relacionada a aparência física, habilidades sociais, acadêmicas ou até mesmo no trabalho, porém, independente de que área nos sentimos mais inseguros, tal sentimento pode nos paralisar e impedir que alcancemos nossos objetivos.

No entanto, a boa notícia é que a insegurança não precisa ser um empecilho. Nesse artigo iremos apresentar as principais ideias de Russ Harris contidas no seu livro: The Confidence Gap: A Guide to Overcoming Fear And aSElf-Doubt que traduzido para o português seria : A lacuna da confiança: um guia para superar o medo e a dúvida)

inseguranca

Russ Harris é um médico australiano, psiquiatra, coach e autor de renome internacional. É também um dos maiores divulgadores da ACT ( Terapia de Aceitação e Compromisso), uma abordagem cientítica, cujo objetivo  é ajudar as pessoas a desenvolver a flexibilidade psicológica, que é a capacidade de se adaptar às situações e desafios da vida, e de responder de forma eficaz às emoções, pensamentos e sensações físicas que surgem.

De acordo com Harris, podemos aprender a lidar com a insegurança e avançar mesmo diante do medo e da incerteza.

Para uma maior compreensão do termo, decidimos por utilizar a palavra insegurança ao invés de Lacuna da confiança.

Nesse artigo  iremos trabalhar os seguintes tópicos:

  • O que é insegurança
  • Quais as possíveis causas da insegurança
  • Consequências negativas da insegurança
  • Como superar a insegurança
  • O que é insegurança ?

Uma pessoa insegura é aquela que não está seguro, firme ou convicto  das suas habilidades. Podemos dizer que a insegurança é uma sensação de medo e ansiedade em relação a algo que está por vir ou que está acontecendo no momento atual.

A insegurança pode fazer uma pessoa evitar desafios ou  se sentir incapaz de lidar com eles, o que pode impedir o crescimento e desenvolvimento em  várias áreas da vida como, pessoal,familiar e profissional.

Quais as possíveis causas da insegurança

Há pessoas que desenvolveram uma imagem negativa de si mesmas e com isso, acabam  colocando sua atenção mais nas fraquezas e falhas do que em suas habilidades.

Tal comportamento não é nada positivo, pois acaba gerando ainda mais medo, ansiedade, incerteza e mais insegurança ainda.

Essas pessoas acabam não acreditando no seu valor, nas suas habilidades e não acreditam que de fato podem e são capazes de realizar algo, mesmo  quando na realidade elas são capazes.

É como se houvesse uma grande lacuna entre as habilidades reais da pessoa e a crença que ela possui sobre si mesmas. Já conheceu alguém que você acha muito talentoso, porém a própria pessoa não se vê como tal?

Acontece que essa discordância entre a realidade e as crenças que temos pode nos impedir de alcançar nossos objetivos e atingir nosso  potencial, mas de onde vem essas crenças e por que motivo nos sentimos tão inseguros?

São muitos os motivos que podem fazer uma pessoas se sentir insegura a ponto de se paralisar diante da vida. Entre elas estão:

person suffering from workspace violence

Experiências passadas traumáticas

Experiências passadas de fracasso, rejeição, ou críticas excessivas podem levar a pessoa a perder a confiança em si mesma.

Crenças limitantes

Pensamentos negativos e crenças limitantes sobre si mesmo, como “Eu não consigo”, “Eu não dou conta”. “Sou incapaz” ou “não sou bom o suficiente”, entre outras, podem minar a confiança de uma pessoa. 

Medo do fracasso

O medo do fracasso pode ser uma grande barreira para a confiança, pois pode levar uma pessoa a evitar situações desafiadoras ou a procrastinar diante de tarefas importantes. 

Comparação social

A comparação constante com os outros pode levar a sentimentos de inferioridade e insegurança, o que pode minar a confiança de uma pessoa. 

Dependência da aprovação dos outros

Quando uma pessoa se baseia demais na aprovação dos outros, ela pode perder a confiança em si mesma e se tornar incapaz de tomar as suas próprias decisões.

A insegurança pode ter causas variadas e, muitas vezes é uma combinação de fatores. Os exemplos acima são apenas algumas das causas.

Quais as consequências negativas da  da insegurança?

A insegurança pode nos dar informações importantes, como por exemplo, pode me indicar áreas quando que preciso melhorar, o problema é quando a mesma nos paralisa e nos impede de fazer as coisas que achamos importantes para as nossas vidas.

Quando a insegurança se torna um grande empecilho, então ela irá certamente gerar consequências negativas em nossas vidas. Abaixo separamos algumas delas:

woman upset because bad news e mail letter

Perda de oportunidades

A insegurança pode impedir uma pessoa de assumir novos desafios e buscar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Dificuldade de se expressar

Quando uma pessoa se sente insegura em ambientes sociais ,por exemplo, ela pode sentir dificuldade ou se sentir-se incapaz de expressar seus sentimentos, pensamentos e opiniões.

Baixa-autoestima

Muitas vezes buscamos aprovação externa para aumentar nossa autoestima, mas esse ciclo  vicioso pode levar a uma redução da autoestima, pois estamos sempre dependendo de validação externa. Para quebrar esse padrão, devemos aprender a nos aceitar e nos valorizar, independentemente da opinião dos outros.

Ansiedade e estresse

A insegurança pode levar a um estado constante de ansiedade e estresse, especialmente em situações em que a pessoa se sente pressionada a realizar algo que considere desafiador. 

Insatisfação com a vida

A falta de confiança pode levar a uma sensação de insatisfação com a vida, pois a pessoa pode sentir que não está realizando seu verdadeiro potencial. 

Como superar a insegurança?

Para que possamos superar a insegurança é preciso dar o primeiro passo, ou seja, precisamos agir mesmo diante da incerteza e do medo. Abaixo colocamos algumas estratégias que podem ajudar você a agir e se tornar mais autoconfiante  à medida que você avança rumo aos seus objetivos:

Identificar suas crenças limitantes

Identifique seus pensamentos negativos. Tais pensamentos ajudam você a ser uma pessoa melhor? Vale a pena acreditar neles? Então, porque fica preso a eles?

Tomar decisões firmes em direção aos seus objetivos

Divida seus objetivos em tarefas menores e mais gerenciáveis e comece a agir em direção a eles. 

Foco no momento presente

Uma boa maneira de lidar com pensamentos que “fervilham” em sua cabeça é praticar atenção plena, ou seja, se concentrar no momento presente.

Buscar apoio e feedback positivo

Procure pessoas em sua vida que o apoiem e o incentivem a alcançar seus objetivos, e busque feedback construtivo para ajudá-lo a aprender e crescer. 

lidar com a insegurança

Comemorar suas realizações

Celebre suas realizações, mesmo as menores, para construir sua confiança e manter-se motivado para continuar progredindo. 

Focar no processo e não apenas no resultado:

em vez de se preocupar apenas com o resultado final, concentre-se no processo e nas etapas necessárias para alcançar seu objetivo. Isso pode ajudar a reduzir a pressão e a ansiedade. 

Praticar a autocompaixão

Seja gentil consigo mesmo e lembre-se de que todos cometemos erros e enfrentamos desafios. Trate-se com a mesma compaixão e cuidado que você teria com um amigo querido. 

Tomar medidas para enfrentar seus medos

faça uma lista das coisas que o assustam e comece a tomar medidas para enfrentá-las, uma de cada vez. Isso pode ajudar a construir sua confiança e mostrar que você é capaz de lidar com desafios. 

Aprender com a experiência

Mesmo quando as coisas não saem como planejado, tente aprender com a experiência e encontrar oportunidades para crescer e melhorar no futuro. Isso pode ajudar a aumentar sua confiança em suas habilidades e capacidades. 

Cultivar uma mentalidade de crescimento

Em vez de acreditar que suas habilidades e talentos são fixos e imutáveis, adote uma mentalidade de crescimento e acredite que você pode melhorar e aprender ao longo do tempo. Isso pode ajudar a reduzir a pressão e a ansiedade em relação ao desempenho e aumentar sua confiança em sua capacidade de crescer e se desenvolver. 

Como podemos ver, a insegurança pode se tornar um grande empecilho na sua vida e te impedir de conquistar seus objetivos, porém quando entendemos que sentir inseguro é algo passível de acontecer com qualquer pessoa, podemos ser mais gentis conosco nos momentos difíceis.

Também vimos que não é porque você se sente inseguro que você tem que se paralisar diante da vida. Você pode decidir seguir adiante mesmo diante do medo e do desconforto.

Aceitar que a insegurança pode fazer parte da nossa vida, tira esse “poder” paralisante que ela apresenta ter, e agindo em direção aos seus objetivos. Tendo como base os seus valores, você pode decidir seguir em frente. Em direção ao que realmente importa.