Profissional acompanha a produção de uma peça desde a sua idealização até última etapa de acabamentos
Desenvolver e confeccionar uma peça de roupa é uma tarefa que envolve muitas etapas, como definição do design da peça, corte do tecido e costura, até os acabamentos. Durante o processo de criação de uma nova peça de roupa, o modelista é o profissional que desempenha um papel importantíssimo. Ele é o responsável por acompanhar o processo de ponta a ponta.
A profissão de modelista surgiu a partir do desenvolvimento da indústria têxtil e da necessidade de produzir roupas em larga escala. Antes do modelista, a modelagem das peças era feita de forma mais simples e pouco usual para uma grande produção, sendo que eram os alfaiates ou as costureiras que tiravam as medidas diretamente do corpo do cliente.
Embora a produção dessa forma resulte em peças mais personalizadas, é inviável para a produção na indústria e para a demanda que a população tem de roupas atualmente. Com isso, o modelista passou a representar um papel crucial na produção de peças de qualidade. Veja algumas etapas do trabalho realizado pelo modelista:
Traduz as ideias do estilista em um molde e ajuda a definir o tecido adequado
Conteúdo do artigo
Em contato com o estilista, o modelista traduzirá as ideias dele para o molde que será utilizado para cortar o tecido. Nesse ponto, a atuação do modelista é imprescindível para o sucesso de todo o trabalho dali para frente, pois é ele que detém o conhecimento técnico para indicar o melhor corte, o caimento e a ergonomia da peça – tudo isso sem comprometer a essência do desenho criado.
Ele é o responsável por fazer o elo entre o potencial artístico do criador da peça com a usabilidade da peça quando finalizada. É também o modelista, em colaboração com o estilista ou com o designer, que auxilia no processo de definição do tecido mais adequado.
Acompanha o processo de corte do tecido e costura
Com a criação do molde a partir de toda análise e definição do tipo de tecido, o modelista passa a atuar diretamente na confecção e esse trabalho é muito importante para garantir que o tecido será cortado e costurado da maneira correta, especialmente quando são utilizados tecidos finos, que requerem mais atenção e cuidado.
Ajustes e acabamentos
Passada a etapa do corte e costura, o trabalho do modelista ainda não chegou ao fim. Ele é o responsável por executar ou, ao menos, acompanhar os ajustes e acabamentos necessários nas peças, garantindo assim um controle de qualidade rigoroso.
Como visto acima, o trabalho do modelista é fundamental em todas as etapas da produção de uma peça de roupa, desde a definição do molde até os ajustes finais. Seu conhecimento técnico e habilidades são essenciais para garantir a qualidade e usabilidade da peça final.